Formação - Jogos com Unity

  • 09/2020
  • 6 meses

Modalidade

100% on-line

Início

Setembro/2020

Tempo de acesso ao conteúdo

6 meses

Forma de Pagamento

Parcelado no cartão ou à vista no boleto

Objetivo do curso

Com esta formação, você aprimorará suas habilidades para conseguir desenvolver games para diferentes tipos de plataformas, além de aprender a utilizar a ferramenta Unity.

Nossos professores

Henrique Morato

Ricardo Bugan Debs

  1.  Unity e Programação

Neste passo, você terá o primeiro contato com a ferramenta Unity, conhecendo suas funcionalidades. Por fim, aprenderá conceitos sobre a criação de games.

Módulo: Unity parte 1: Criação de um jogo de sobrevivência à zumbis para Web

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Conhecendo o Unity - o que é uma Game Engine, abrindo projeto, navegação no programa, utilizando cenas, o que são componentes;
  • Modelos 3D - criação de cenários, utilizando materiais e texturas, importando animações, cortando animações, criação de Prefabs;
  • Movimentação - movimentação de personagem com programação, utilizando a física para movimentação, inputs de teclado, calcular distância entre duas posições, rotação utilizando o mouse;
  • Colisão e Física - detectando colisão entre objetos, lógica de colisão com separação por objetos, tipos de colisores do Unity, destruição de objetos;
  • Lógica de Jogo e Programação - criação de objetos dinamicamente, gerando inimigos via código, fazer o zumbi perseguir o jogador, como fazer o personagem atirar, reiniciar o jogo pelo código;
  • Programação para jogos - melhores práticas, organização de código, criação da "Inteligência" do Inimigo, utilização de variáveis e estruturas de controle;
  • Exportação do Jogo - principais opções, como colocar seu jogo na Web, hospedando os arquivos para ter um link do jogo.

Módulo: Unity parte 2 : Iluminação, interface e boas práticas

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Interface na Unity - introdução, vida do Jogador, game Over pela Vida, slider de vida, fazer a slider funcionar, embelezar a barra de vida;
  • áudio, Cenário e Iluminação - música no jogo, sons do Jogo, aumentando o cenário do jogo, novas construções no cenário, iluminação;
  • Boas práticas de código - refatorando a movimentação, refatorando a animação, refatorando o jogador, criando status, interfaces no C#;
  • Melhorando o Zumbi e Gerador - gerar uma posição Aleatória, fazer o zumbi vagar, zumbi em local aleatório, gerar Zumbi numa posição não ocupada;
  • Salvando Melhor Resultado e Finalização - interface Game Over, tempo de sobrevivência, salvando valores na Unity, caminhos a seguir, conclusão.

  1.  Avançando no Jogo

Depois de aprender a criar movimentos mais simples com os personagens do game, é hora de aprofundar os seus conhecimentos em técnicas mais avançadas para desenvolver movimentos mais complexos.

Módulo: Unity parte 3: Criando um chefão e refinando o jogo

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Kit Médico - introdução, kit médico, zumbi gerar kit médico;
  • Interface - quantidade de zumbis mortos,  texto e cursos do mouse;
  • Polimento no Gerador - limitando quantidade de zumbis, balanceando a quantidade de zumbis;
  • Polimento no Zumbi - vagar e ataque, animação de morrer;
  • Chefe de Fase - configuração do chefão, Nav Mesh Agent;
  • Ataque do Chefe - animações no chefe, ataques no chefe;
  • Retoques Finais - gerador do chefe, chefe cria kit médico, conclusão.

Módulo: Unity parte 4: Chefão, partículas e menu

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Vida do Chefe - barra de vida do chefe, vida como billboard, cor da barra de vida;
  • Retoques no Chefe do Jogo - aviso de chefe criado, modificando o gerador;
  • Menu - menu do jogo, programação dos botões, sons no menu;
  • Partículas - partícula de fogo, partícula de sangue, partícula no código.
 

3. Jogos 2D e Física

Neste módulo, você começará a desenvolver todo o projeto de um jogo em 2D.

Módulo: Unity 2D parte 1: Criando seu primeiro jogo 2D

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Controles e Movimentação - inputs do jogador, utilizando o Transform, aplique forças aos objetos, adicionando gravidade ao seu mundo;
  • Gerando desafios - crie obstáculos infinitamente, adicionando colisão com os obstáculos, faça a contagem da pontuação, aleatorizando alturas;
  • Visual - efeito paralaxe, adicionando elementos à cena, criando uma interface gráfica;
  • Game Over - congelando o tempo, reiniciando o jogo, reconhecendo condição de derrota;
  • Pontuação e áudio - contando os pontos, adicionando áudio, feedback visual.

Módulo: Unity 2D parte 2: Adicionando efeitos visuais ao seu jogo

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Criando animações - animando o avião, conhecendo o animator, passando parâmetros para a animação;
  • Salvando recordes - persistência de dados, utilizando PlayerPrefs, buscando informações salvas;
  • Adicionando partículas - o que são partículas, utilizando diferentes módulos;
  • Controlando a dificuldade - calculando a dificuldade do jogo, alterando o tempo de geração entre obstáculos;
  • Polindo o jogo - adicionando recompensas, interface responsiva.

4.  Polindo Jogos

Durante esta etapa, você criará um jogo multiplayer e conhecerá a fundo como é o processo para desenvolvimento de games para celulares.

Módulo: Unity 2D parte 3: Criando um jogo multiplayer

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Criando um ambiente cooperativo - utilizando diversas câmeras, o que é a viewport, ajustando a viewport, separando inputs;
  • Melhorando a organização do projeto - eventos da Unity, lançando eventos de animação;
  • Trabalhando com performance - utilizando Coroutines, evitando "espera ativa";
  • Interface gráfica - novas formas de renderização do canvas, alterando câmera utilizada pelo canvas, controlando os diferentes canvas.

Módulo: Unity Mobile parte 1: Jogos para celular com persistência de dados

Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:

  • Matemática para jogos - seguindo o mouse ou um alvo, utilizando vetores;
  • Arquitetura de projetos - injetando dependências, eventos personalizados, transmitindo informações, deixando objetos vivos entre duas cenas;
  • Criando uma interface dinâmica - layout group, utilizando Prefabs para UI, componente Input Field;
  • Persistência de dados - playerPrefs, salvando um arquivo, JsonUtility.
 

Módulo: Unity Mobile Parte 2: Interface responsiva e desempenho

Carga horária: 08 horas

Conteúdo detalhado:

  • Interface Responsiva - entendendo as âncoras, escalonando o canvas, fluxo de trabalho com elementos de interface;
  • Gerenciamento de memória - criando uma reserva de inimigos, reciclando objetos, conhecendo o garbage collector;
  • Ajudando a equipe - criando um gizmo customizado, melhorando performance;
  • Manipulando áudio - áudio mixers, agrupando fontes de áudio, alterando volumes dentro do jogo;
  • Movimentação - movimento oscilatório, combinando movimentos.
 

Módulo: Unity Mobile Parte 3: Aprofundando em jogos Mobile

Carga horária: 10 horas

Conteúdo detalhado:

  • Conhecendo o Event System - nosso próprio elemento de interface, simulando o jeito de trabalho da Unity, calculando posição do clique;
  • Integrando inputs com o comportamento - limitando a posição do controle, movimentando a jogadora, separando responsabilidades;
  • Diferentes tipos de interface - ajustando a jogadora, interfaces complementares, escrevendo interfaces;
  • Reciclando objetos - relembrando da reserva de objetos, novos tipos de reserva;
  • Padrões de projeto - reaproveitando código, o padrão da estratégia;
  • Finalizando o jogo - áudio 3D, variedade de áudio, configuração de build, múltiplos toques na tela.

Vídeo:

Workshop

Acontecerá um workshop no semestre, em que todas as turmas dos bootcamps serão reunidas para solucionar um problema de negócios em conjunto.

Webinars

Além dos conteúdos das aulas e workshop presencial, você poderá participar de webinars exclusivos com convidados especialistas nos temas dos módulos para conversar sobre trending topics específicos do mercado e aplicações práticas no seu dia a dia. Ao todo, serão 2 webinars ao longo do curso.

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